domingo, 28 de outubro de 2007

"O lobo mau, o homem do saco e o papão são representações clássicas do medo que podem contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças"

2 comentários:

costureirinha chinesa disse...

´pá , não concordo muito com esta afirmação.Acho que nao contribui de maneira saudavel para o desenvolvimento das crianças a representação do medo nessas representações só faz com as crianças cresçam a pensar que existe sempre um papão e um lobo mau que acaba por ganhar forma noutra metafora, como os impostos por exemplo, serem o papao ou o lobo mau ser o patrão. acho que nao ajuda as crianças a enfrentarem os medos e lutarem pelas coisas, antes acomodam se a esses clichés do papao e lobo mau e fogem da realidade. nao sei , á sempre essa tendencia do lado negro, é enivitável, a sombra encontra se sempre onde há luz , mas adicionar representaçoes e criar esteriotipos em relação a isso, no meu ponto de visto nao é saudavel, a nao ser que ajude a criança a compreender a natureza do medo e ajuda la a superar, mas as historias que conheço com essas representações nao cheguem esse caminho. por isso , venho por este meio dar o meu comentário, manifestar a minha opinião.
a culpa disto tudo é da minha mãe, lia me historias dessas e... fiquei assim....
Lucas

isabel disse...

:-)
És de mais!
Mas já já agora... as metáforas crias-te tu.
O medo do lobo mau é uma coisa muito mais simples...
:-)
As crianças adoram o lobo mau.. e quando depois do 25 de Abril se dizia que ele era bom nenhuma criancinha achava graça à história.
Mais
Quando no final dos 3 porquinhos o lobo cai na panela pode-se fazer uma sopa de lobo óptima e assim podemos comer-lo... ao lobo...
:-)