quinta-feira, 13 de março de 2008

Victor Vasarely

uma maneira simples de as cotas ficarem com os olhos tortos através da arte.


Revolução Cinética
A arte cinética, vulgarmente chamada de Op Art, é alvo de uma exposição extensa no Museu do Chiado. Obras de autores nacionais e internacionais de uma das grandes correntes artísticas do século XX. Até 15 de Junho.
Victor Vasarely foi o grande instigador que teve o seu momento fundador na exposição de 1955, "Le Movement" na Galerie Denise René, e que reunia trabalhos de veteranos como Marcel Duchamp, o próprio Vasarely, e de nomes mais jovens como Yaacov Agam, Pol Bury, Jesús Rafael Soto e Jean Tinguely. Mais tarde apelidados de Op Art, estes trabalhos cinéticos centravam-se na representação do movimento e viviam da interacção com o público, que se podia misturar, experienciar e, no fundo, dar sentido a essas obras. Esta corrente artística teve enorme influência na sociedade e nas artes da época, como a moda, a arquitectura, os media e o design gráfico.
Revolução Cinética reúne 60 obras num total de 30 artistas, entre eles também os portugueses René Bertholo, Eduardo Nery, António Pedro, Nadir Afonso e Artur Rosa.



LOCAL Lisboa, MNAC - Museu do Chiado - R. Serpa Pinto, 4
HORARIOS De 13-03-2008 a 15-06-2008Terça a domingo das 10h00 às 18h00
PREÇO 3€ (c/descontos).
Inaugura 13/03 às 19h.

Fonte: Guia do Lazer

in Público.pt

Sem comentários: